Como usar as redes sociais para empresas

As mídias sociais têm grande importância para o marketing de negócios que buscam uma conexão maior com seu público e vender mais.

20 min. de leitura

Hoje, a importância das redes sociais está muito clara para empresas de todos os ramos, que falam com os mais diversos públicos. Porém, o que não está muito claro ainda para muitos é como explorar todo esse potencial e revertê-lo em resultados eficientes.

Já podemos começar dizendo que as melhores redes sociais variam de caso a caso, de acordo com a empresa e com seus objetivos. E mais: a gestão das mídias sociais varia profundamente de acordo com a persona, tanto da empresa, quanto dos clientes.

Mas o que é persona?

Exemplos de Persona

Persona da marca:

O que caracteriza a empresa? Como é a sua voz? Em que momento ela fala? No que ela acredita? Responder claramente essas e outras perguntas cria uma identidade para sua marca, possibilitando que ela se comunique de forma mais eficiente com seu público. Com essa identidade construída – a persona –, fica mais fácil saber como produzir conteúdo para as redes sociais da empresa.

 

Persona do cliente:

Aqui, vamos montar uma identidade que vai além do que é feito normalmente: idade, classe social, gênero, renda, e por aí vai. Identifique o que o seu cliente gosta de fazer no seu tempo livre, qual a sua personalidade, o que ele prefere ou não. Com tudo isso mapeado, a linguagem utilizada pela sua empresa, além dos assuntos que ela tratará em suas redes sociais, estarão mais próximos do seu público.

Com tudo isso devidamente pensado e mapeado, ainda faltam algumas decisões a tomar: em quais redes sociais a sua empresa deve estar? Deve haver alguma diferença de linguagem entre elas?

As redes sociais mais populares para empresas

Facebook

Objetivo: Simplesmente, o Facebook permite a conexão e o compartilhamento de textos, imagens e vídeos entre pessoas, marcas e veículos de comunicação. Por ser a rede social mais popular, agrega pessoas de idades e características muito variadas.

Principais recursos: São inúmeras formas de interação, que vão desde mensagens instantâneas e privadas para empresas a posts patrocinados, que se aproveitam do enorme banco de dados do seu conjunto de usuários, permitindo o direcionamento e a segmentação esses patrocínios.

Exemplo de postagem:

Você sabe quais são todas as possibilidades de atuação do profissional de marketing?

Para comemorar essa data, conheça!

Publicado por Bee Creative em Quarta-feira, 8 de maio de 2019

 

Instagram

Objetivo: De propriedade do Facebook, o Instagram tem um objetivo similar à sua empresa principal, mas altamente focado em fotos e vídeos. Tem foco em utilizadores jovens, que procuram assuntos mais leves.

Principais recursos: Além da possibilidade de “curtir” e comentar posts, algumas fotos ou vídeos ficam disponíveis por apenas 24 horas, os Stories, permitindo comunicações rápidas e pontuais.

Exemplo de postagem:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Hoje tem exercício criativo na Bee! Tá preparado? 👊🏻

Uma publicação compartilhada por Bee Creative (@buzzdabee) em

LinkedIn

Objetivo: Usada principalmente para networking profissional. Empregadores buscam por possíveis novos colaboradores e profissionais pesquisam novos parceiros comerciais. Pessoas de todas as áreas, inseridas ou não no mercado de trabalho, frequentam a rede social.

Principais recursos: É possível postar e receber respostas a vagas de emprego, além de publicar artigos e posts diversos.

Exemplo de postagem: 

YouTube

Objetivo: Desenvolvimento e exibição de vídeos, de produção profissional ou amadora. Os assuntos dos vídeos são dos mais variados, o que resulta em um público altamente diverso, incluindo crianças, que são uma parte importante da comunidade.

Principais recursos: Além de ser um local para o compartilhamento desses vídeos, o YouTube permite a inclusão de anúncios, também em vídeo.

Exemplo de postagem:


Playlist "Cozinha Saudável" do canal do BemStar com Marcio Atalla

Pinterest

Objetivo: Focada também no compartilhamento de imagens, a rede social se denomina como um catálogo mundial de ideias, com grande parte dos posts envolvendo moda, maquiagem, artesanato e decoração – o que torna o público da rede social, em maioria, entusiastas dessas áreas, principalmente jovens do gênero feminino.

Principais recursos: As imagens, vindas dos usuários ou de outros sites, podem ser classificadas em pastas e encontradas por meio da busca do Pinterest.

Exemplo de postagem:


Pasta Telhas Tradição do perfil do Pinterest das Telhas Tégula

Twitter

Objetivo: Permite aos usuários compartilhar atualizações que envolvem texto (limitadas a 280 caracteres), imagens e vídeos, em um fluxo contínuo. Tem grande foco em notícias e assuntos atuais, principalmente entre jovens. Por meio da rede social, é possível interagir com os usuários e ganhar notoriedade.

Principais recursos: É possível seguir diferentes usuários e republicar postagens em seu próprio perfil. O Twitter também conta com uma lista constante dos assuntos mais mencionados pelos usuários – os trending topics.

Exemplo de postagem:

Timeline do Twitter da Mavalério

Conclusão

Como é possível perceber, a sua empresa deve escolher as redes sociais em que estará presente de acordo com seu segmento e com seus objetivos. Por exemplo, se você tem uma empresa de consultoria financeira, está em um ramo em que talvez seja difícil se comunicar por meio de imagens - isso colocado de forma geral, depende muito das particularidades do negócio. Sendo assim, o Pinterest, que tem o foco absoluto nas imagens, pode não ser a rede social ideal para você. Mas sim o Facebook e o LinkedIn, por exemplo, em que é possível se comunicar através de textos.
A escolha das redes sociais também deve ir ao encontro do que você descobriu sobre o seu público. Se o seu consumidor é jovem, provavelmente está em busca de conteúdos mais leves, como os publicados no Instagram e até mesmo no Facebook.

Fato é que as empresas já não podem ignorar a comunidade digital, que cresce a cada dia e faz cada vez mais parte da realidade de toda a população. Não fazer parte dela é quase como não existir. Sendo assim, se você quer ter sucesso no seu negócio, precisa ser visto e, para tanto, é fundamental estar presente no meio digital, com conteúdo relevante e interessante para o seu público.

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