Como melhorar minha comunicação no trabalho?

A comunicação é palavra-chave para o sucesso de todas as atividades no ambiente de trabalho.

5 min. de leitura

A comunicação é palavra-chave para o sucesso de todas as atividades no ambiente de trabalho. Isso porque o profissional pode ser um expert na sua área e ter muitas ideias, contudo, se não souber transmitir o que sabe para os colegas, ou não conseguir compreender o que lhe é passado, acaba ficando estagnado e improdutivo. As famosas “falhas na comunicação” podem resultar em menor rendimento da equipe, perda de tempo e dinheiro, desânimo dos colaboradores e chefes etc. Dessa forma, para evitar tantos problemas, existem algumas dicas que cada indivíduo pode aplicar na sua vida profissional com o objetivo de melhorar a forma como se comunica com os colegas de trabalho, clientes e chefes. Confira:

  1. Defina o objetivo de cada reunião

    Reuniões improdutivas consomem uma grande quantidade de tempo desnecessário. Assim, além da avaliação sobre a necessidade de cada encontro, é importante definir, antes do começo, a resposta para a seguinte pergunta: em poucas palavras, qual é a principal mensagem que eu desejo transmitir para os participantes?

  2. Use e-mail e Whatsapp de forma mais assertiva

    Mensagens enormes e áudios gigantes acabam atrapalhando quem manda e quem recebe. Por isso, ao escrever um e-mail, tente escrever apenas as informações essenciais e, ao mandar áudio, sinalize para a pessoa se é urgente ou se ela pode escutar depois.

  3. Não interrompa quem está falando

    Além de não serem muito bem vistas no ambiente profissional, as interrupções impedem que você compreenda as opiniões dos outros colaboradores ou dos clientes e crie um diálogo mais produtivo.

  4. Na dúvida, escolha palavras conhecidas

    Tentar rebuscar demais as mensagens com palavras complexas pode prejudicar o entendimento de quem recebe e estagnar toda a comunicação. Principalmente quando o assunto é urgente, prefira textos simples, mas claros.

  5. Adeque seus discursos

    Conforme você vai conhecendo os membros da sua equipe e seus superiores, você começa a compreender as melhores formas de convencê-los de certas ideias e de conversar com eles sem criar conflitos. Por isso, ajuste suas mensagens de acordo com o perfil de cada pessoa.

Avalie esse post:

Gostou deste conteúdo? Assine nossa Newsletter:

Avatar
Agência
A Bee Creative é uma agência multidisciplinar e multiplataforma que trabalha estrategicamente a convergência criativa de canais on-line e off-line, existentes ou excepcionalmente criados, superando sempre as expectativas quanto aos melhores resultados.
Facebook
LinkedIn
Instagram
Pinterest
Behance