Bee Creative » » Amazon no Brasil

Amazon no Brasil

10-11_linkedin

Desde que chegou ao Brasil, em 2012, com sua operação de livros, a Amazon tinha de responder ao mercado sobre uma eventual entrada definitiva vendendo outros tipos de produtos como eletrônicos. O anúncio da novidade, tão esperada pelos veículos de negócios, e vista com atenção pelos concorrentes, tornou-se realidade em outubro. O início da venda de eletrônicos por parte da empresa, no entanto, não significa que a companhia vá garantir no Brasil toda a experiência que ela entrega nos Estados Unidos.

Pedro Guasti, especialista em e-commerce da e-bit, afirma que, apesar das incertezas sobre o futuro dessa operação, a diversificação de categorias que começou a acontecer recentemente pela Amazon Brasil será benéfica para o consumidor, pois acirra ainda mais a competição no setor. “Isso forçará os competidores a desenvolverem e lançarem novos produtos e serviços. Um exemplo foi o recente anúncio da B2W que pretende lançar em breve um serviço de assinatura de frete e a venda de produtos usados em seus sites. Por outro lado, haverá ainda mais pressão sobre a margem das empresas forçando-as a ser ainda mais inovadoras, criativas e eficientes”, diz Guasti.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, no ano passado, ao responder sobre a venda de outros itens por parte da empresa no Brasil, Alex Szapiro, presidente da Amazon Brasil, afirmou que a Amazon observou de perto, durante todos esses anos, as maneiras de atuar no Brasil. “O que aprendemos muito com o mercado brasileiro é que o nível de serviço aqui é baixo. Toda vez que cumprimos essa missão, que para nós é básica, o cliente se surpreende porque sua expectativa é baixa, não porque nosso padrão seja diferente”, disse Szapiro.

“Desde 2011, o mercado já vem se adaptando para uma eventual chegada definitiva da Amazon. Várias lojas ampliaram seus modelos para marketplace inaugurando e ampliando rapidamente este conceito. Claro que não podemos menosprezar a capacidade de investimento, inovação e execução da Amazon que tirou do conforto muitos varejistas tradicionais, principalmente nos Estados Unidos”, diz Pedro Guasti.

Cristina Farjallat, diretora de marketplace do Mercado Livre, um dos principais concorrentes da Amazon no Brasil, afirma que a chegada da empresa em outros segmentos no Brasil já era esperada e que o e-commerce brasileiro já contava com isso. “Era natural, sobretudo pelo potencial do Brasil em termos de e-commerce que cresce a dois dígitos desde 2010”, diz Cristina. Ela ressalta que o Brasil, por natureza já é um mercado competitivo e é natural que um player como a Amazon brigue internamente.

Em outubro, assim que a Amazon iniciou as vendas de eletroeletrônicos no Brasil, as ações da B2W caíram 4,29%, as do Magazine Luiza 3,29% e as da Via Varejo 2.90%. Sérgio Lage Carvalho, professor e coordenador do Master de Gestão da experiência do Consumidor da ESPM, explica que nos EUA a Amazon investe em cada vez maiores fatias do mercado pela sua estratégia de aceitar margens de lucros menores e concorrer em entregas rápidas e preços competitivos. “Como aconteceu recentemente na compra da Whole Foods, a Amazon estaria se fortalecendo em um setor que ela ainda não domina, mas para onde ela pode levar seu modelo de entregas rápidas, um novo canal para seus produtos e marcas próprias”, diz Lage.

Em artigo recente, publicado no Meio & Mensagem, Adriano Araújo, diretor-geral da Symphony EYC no Brasil, apontou os aprendizados que o varejo brasileiro pode ter com a Amazon. Ressaltando entre eles, o investimento em dados. “Varejistas bem-sucedidos adotam uma abordagem mais científica da precificação, melhorando sua percepção de preço, focando o investimento de margem nos produtos importantes para clientes mais sensíveis a preços. Isso passa sem dúvida por um investimento em tecnologia de big data. Estima-se que a Amazon mude 30 milhões de preços diariamente para adequá-los à demanda e à competição”, escreveu.

Via Meio e Mensagem

 


0020

Intenção de investimentos na indústria volta a subir

SÃO PAULO – A intenção de investimentos da indústria brasileira…

0296_noticia

Novidades para o Canvas

Desde que lançou o Canvas, experiência de anuncio que abre…

cc

Celular montado como Lego

Dave Hakkens, designer Holandês, se deu conta de que se…

site

iWatch e iOS 8 ligados à saúde

      

Após contratar dois especialistas na área de saúde, Apple está…

11-10_noticia

O futebol não esperava por essa

O futebol passou a ganhar mais atenção dos norte-americanos nos…

01-09_noticia

Performance do meio digital

Aconteceu hoje (29), o AdTech&Data, o mais importante fórum de…

0278_noticia

Instagram permite dar zoom nas fotos

Quem nunca curtiu uma foto por acidente no Instagram ao…

Walsywa_fiorino

Adesivação de veículos Walsywa

Identidade visual aplicada em veículos chama a atenção nas ruas…

0357_noticia

Vela do Gilmore Girls

Desde que foi confirmada pela Netflix, a volta de Gilmore…